Com espaço para shows, oficinas e exposições, Porto Alegre deve ter o primeiro museu do hip hop
17/07/2021 18:48 em Cultura

Conforme anunciado pelo rapper Rafa Rafuagi, a prefeitura de Porto Alegre está prestes a confirmar a cessão do local para ser construído o Museu do Hip Hop do estado do Rio Grande do Sul.

A capital do estado do Rio Grande do Sul se tiver tudo aprovado poderá ter o primeiro Museu do Hip Hop que se tem conhecimento em nosso continente. A ideia do projeto partiu do rapper-ativista, militante do Hip Hop e do movimento negro em Porto Alegre, Rafael Diogo dos Santos (Rafa Rafuagi.) que diz:

“Queremos fazer um ponto de encontro, com a ancestralidade negra, com a ancestralidade periférica do Rio Grande do Sul. Neste lugar vamos fazer que nossa história seja contado por nós mesmos, não pelos outros”.

Esse sonho começou virar realidade ainda em abril, quando a equipe técnica da Secretaria de Administração e Patrimônio (Smap) e integrantes da Associação da Cultura Hip Hop vistoriaram o prédio de uma antiga escola estadual, que foi devolvido ao patrimônio do município e está ocioso no momento. O local fica no bairro Vila Ipiranga, Zona Norte de Porto Alegre.

De acordo com o grupo, o imóvel atende perfeitamente às suas necessidades e a reforma será custeada por fundos financeiros de um projeto resultante de parcerias com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e com empresas privadas, ONU, Unesco e Consulado dos Estados Unidos.

A inspiração para o museu gaúcho vem do distrito do Bronx, berço do hip hop mundial e onde está sendo construído o Museu Universal do Hip-Hop de Nova York. O museu, idealizado pelos rappers Kurtis Blow, Afrika Bambaataa e Grand Master Melly Mel oito anos atrás, está tomando forma, nesse processo outros nomes importantes também tornaram-se parceiros no projeto, incluindo Nas, Ice-T e LL Cool J.

A construção lá dos Estados Unidos já iníciou e a inauguração é planejada para marcar 50 anos do hip hop em 2023.

 

Esperamos que a abrangencia do Museu integre a cultura hip hop e seus 5 elementos como um todo, fortalecendo toda e qualquer expressão da cultura.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!